Pesquisar este blog

Postagem em destaque

AJUDE A NOS MANTER ON-LINE

Olá Pessoal! Sou Missionária, aposentada, viúva e infelizmente a situação não está fácil e manter o BLOG exige gastos adicionais. Caso não ...

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

JESUS A LUZ DO MUNDO

Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz: A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galiléia das nações; O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte. A luz raiou. Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Mt 4:14-17
Quando analisamos este texto alguns questionamentos surgem: O QUE É TREVAS? Privação ou ausência de luz; escuridão completa. QUE TIPO DE TREVAS VIVIA ESSE POVO? E é sobre isso que queremos refletir.
Esse povo vivia nas trevas do pecado, trevas da condenação, trevas da ignorância, trevas espiritual.
1- Trevas do Pecado - A Bíblia é a única regra de fé e prática para as nossas vidas. É o nosso manual para o funcionamento correto da nossa vida material e espiritual. A partir da hora que dividimos nossa vida material da vida espiritual já estamos nas trevas do pecado. Pois nossa vida deve estar totalmente pautada dentro da Palavra de Deus, que tem direção para todas as áreas da nossa vida. Quando Deus conduziu o povo no deserto ele os direcionou e os ensinou em tudo: governo, economia, saúde, igreja, família, educação e artes.
2- Trevas da Condenação – Sem Cristo estamos condenados a perdição eterna.
“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.” João 3:17-20
        A vida eterna está só em Jesus, não existe outro caminho e o próprio Jesus é quem falou: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Jo 14:6.  Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” Jo 5:24
3- Trevas da Ignorância – Qual é o propósito de Deus ter criado o ser humano? Qual é o seu ministério? Jesus sabia qual era o seu propósito e o seu ministério. “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.”  João 9:5 Jesus quer nos ensinar o propósito para nossa vida, rumo e direção. “Vós sois a luz do mundo;” Mateus 5:14. Este é o compromisso de todo aquele que aceita a Jesus como seu Salvador. Porque aonde há luz não pode haver trevas, agora mesmo que estejamos em uma situação difícil onde não temos condição de resolver, podemos pedir ao Pai das luzes que nos oriente sobre o problema, que traga luz a essa situação que se encontra em trevas. O Espírito Santo que habita em nós, nos conduzirá, nos dirigirá para a melhor solução.
4- Trevas Espiritual – Quando aceitamos a Jesus não existe mais trevas espirituais. Paulo escreve aos Romanos 5:8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” E ainda aos Efésios 5:8 Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz”.
Como já dissemos as trevas é ausência de luz, ao aceitarmos a Jesus como único salvador, ele que é a luz do mundo nos ilumina e passamos a refletir o seu brilho. A nossa luz deve ser um reflexo da luz dEle, pois não temos luz por nós mesmos, senão por Ele. Assim como a lua reflete a luz do sol, nós refletimos a luz do Sol da Justiça, Jesus.
 Somos canais de Cristo para que a Sua Luz brilhe dissipando as trevas de Satanás, do pecado, da condenação e da ignorância. A Luz de Cristo deve brilhar através de nós!
Jesus disse que agora somos a luz do mundo e ele espere que essa luz brilhe.
Surge então outros questionamentos: Estamos sendo luz? Para onde a nossa luz está levando o mundo?
“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.


O desejo do meu coração é que sejamos dignos de sermos filhos da luz. Que nossa luz seja como está descrita em Provérbios 4.18"como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia". Que Deus nos abençoe!

BRILHA JESUS!


Arquivo do blog

Seguidores