Pesquisar este blog

Postagem em destaque

AJUDE A NOS MANTER ON-LINE

Olá Pessoal! Sou Missionária, aposentada, viúva e infelizmente a situação não está fácil e manter o BLOG exige gastos adicionais. Caso não ...

quarta-feira, 22 de julho de 2020

AO CHEIRO DAS ÁGUAS


A MULHER MAIS RICA DA CIDADE- CONTA CORRENTE DONS E TALENTOS


1-       A Mulher Mais Rica da Cidade
CONTA CORRENTE DOS DONS E TALENTOS
Texto Central - Sl 24
1) DO SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.
2) Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.
3) Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?
4) Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
5) Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação.
6) Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó.
7) Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
8) Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra.
9) Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
10) Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.)

TEMOS UM BANCO
Neste Banco temos várias contas correntes.
Vamos falar hoje sobre a Conta Corrente dos Dons e Talentos.
I Co 12:1-12
1-Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
2-Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
3-Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
4-Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
5-E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
6-E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
7-Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
8-Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9-E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10-E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
11-Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
12- Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. 
Dons - É o próprio Espírito de Deus que distribui a cada um.
Talento – São as capacidades que nascem com cada um e conduzem a um desempenho satisfatório tanto no aprendizado quanto na execução das habilidades
Habilidade – Capacidade técnica para realizar determinadas tarefas
Competência – É a soma de talento com habilidade mais responsabilidade.

Histórico
1. Originalmente o talento era uma unidade de peso; depois passou a ser uma unidade monetária que valia seis mil denários. E um denário era o pagamento por um dia de trabalho. Um talento, portanto, valia o trabalho de um homem por seis mil dias, ou mais ou menos 20 anos. Um talento, portanto, não era pouca coisa. Era uma verdadeira fortuna. 
2. O talento podia ser de ouro, de prata ou de cobre. Mas seu valor era sempre altíssimo. 
3. Se um talento correspondia ao salário de um m trabalhador por quase 20 anos, imagine a fortuna que representava cinco talentos; seriam necessários mais de 90 anos para adquiri-la. Por meio dessas cifras, salienta-se o impressionante fato de que Deus está entregando grandes responsabilidades aos Seus servos. Mesmo àquele que recebeu só um talento. 

Você pode ter um talento só, mas se for aplicado, esforçado, poderá se tornar uma  Ministra como Damares Regina Alves, ou uma Pregadora como Joyce Meyer.

Ilustração: Conta-se que o grande compositor italiano Rossini foi certa vez a uma aldeia, na Itália, que não tinha pessoas talentosas para fazerem parte do elenco de  uma ópera. Mas ele começou a fazer testes com as pessoas desta aldeia, e descobriu uma senhora que cantava uma nota bem afinada: o si bemol central. Rossini não desanimou. Ele compôs uma ópera em que aquela senhora precisaria apenas cantar aquela nota. Mas ele fez um arranjo especial, cercando aquele si bemol de tanta harmonia, que quando ela cantou a sua única nota, parecia um anjo cantando. É isto que acontece quando desenvolvemos um único talento e o oferecemos pra Deus.
Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens, e a um deu cinco talentos, e a outro, dois, e a outro, um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles e granjeou outros cinco talentos.
Da mesma sorte, o que dois granjeou também outros dois. Mas o que recebera um foi, e cavou na terra, e escondeu o dinheiro do seu senhor.
E, muito tempo depois, veio o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. Então, aproximou-se o que recebera cinco talentos e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei com eles. E o seu senhor lhe disse: Bem servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles ganhei outros dois talentos. Disse-lhe o seu senhor: Bem bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
Mas, chegando também o que recebera um talento disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; e, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o teu.
Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabes que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei; devias, então, ter dado o meu dinheiro aos banqueiros, e, quando eu viesse, receberia o que é meu com os juros. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver, até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali, haverá pranto e ranger de dentes. Mateus 25:14-30
A parábola dos talentos nos ensina que cada Cristão é chamado para desempenhar um papel importante na manifestação do Reino de Deus na terra. As Escrituras revelam uma visão integrada, geral, total E abrangente do Reino para o qual somos chamados a avançar. Deus é o Senhor de toda a vida, e não apenas de parte dela. Ele é o Senhor da Fé, missões e da implantação de igrejas, mas é também o Senhor dos negócios, da ciência e da arte. Deus é o Senhor de tudo.
Nossos antepassados na fé usaram a frase em latim coram Deo para descrever esse estilo de vida. A palavra coram é derivada do latim cora, que significa " a pupila do olho.” É traduzida como "em pessoa", "face a face," "na presença de alguém," "diante dos olhos," "na presença de," "diante de."2 A segunda palavra, Deo, é a palavra latina para Deus. A ideia chave na frase é de um relacionamento pessoal e íntimo. Nesse caso, Deus me conhece intimamente. Nada está oculto. E eu estou conscientemente procurando viver toda minha vida na presença de Deus—“diante da face de Deus." Alguns têm usado o conceito de "plateia de um só espectador" para descrever esse estilo de vida.

Quais eram as características do homem de um talento, na parábola dos talentos?
a) Não era um homem desonesto. Prova: não gastou o dinheiro nem o desperdiçou. Apenas não o administrou de modo vantajoso. Era preguiçoso, negligente, improdutivo, egoísta: em vez de aplicar o dinheiro, enterrou-o. Este era o lugar mais seguro onde os antigos escondiam o dinheiro. Ele não fez nenhum negócio, não desenvolveu qualquer atividade, e nem mesmo se deu ao trabalho de valer-se dos bancos, dos cambistas, dos sistemas de empréstimos a juros, inventados pelos fenícios, e que nos dias de Jesus estavam em pleno funcionamento por todo o império romano. O enterrar o talento seria o equivalente a deixar o dinheiro parado na conta corrente, sem render juros.
b) Tinha uma baixo auto-estima. Ele parecia pensar: “Com minhas poucas aptidões, nada se pode esperar de mim. Que posso fazer?”
c) Não tinha um bom conceito de seu senhor. Acusou-o de ser “homem severo”, que “ceifas onde não semeaste”. É o que muitos pensam de Deus, concebendo-O como um tirano, que espalha destruição e miséria. Este homem julgava Deus como arbitrário, vingativo, sem misericórdia.
Uma das lições mais duras que esta parábola nos ensina, é que aquilo que você não usa, lhe será tirado. Leia os versos 28 e 29.
Um exemplo são os proprietários de fazendas desapropriadas por não produzirem nada em suas terras. Jesus estava demonstrando uma lei da vida.
 Se você usa o que tem, terá mais. Se não, perderá até mesmo o pouco que tem.
“A questão que mais nos interessa não é: Quanto “A questão que mais nos interessa não é: Quanto recebi? Mas: O que faço com o que tenho?”
Talvez vc esteja pensando sou muito nova ainda tem tempo agora é hora de gozar a minha juventude, ou vc acha que já está velha demais, já trabalhou muito, já fez muito pelos outros e pelo reino de Deus. Aos 15 “pode-se tudo”! Tenho a vida inteira pela frente. Mas agora é a hora de pensar quais são os planos de Deus para vc. Que talentos Deus tem te dado como desenvolve-los
Aos 30, hora de rever como tem usados seus dons e talentos.
Os 40 anos você já está executando todos os seus dons e talentos no máximo do seu potencial ?
A mulher de 50 enfrenta os exames médicos e deve fechar a boca para doces , mas não para falar sobre Jesus, nem hora de parar de colocar em execução seus dons e talentos.

E aos 60 atinge a maturidade se acha cansada, mas nunca pode mos nos esquecer das palavras de Jesus quando os judeus o perseguiram, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. 
João 5:16-17. No reino de Deus não há aposentadoria. Ao contrário quanto mais experiência de vida cristã vc tiver mais poderá colocar em execução seus dons e talentos.
“Em que fase você está”?
1-    Acha que tem o tempo todo pela frente? O tempo é enganoso quando pensamos que não ele passou e não fizemos nada.
2-    Agora vc acha que é recém casada ou que está para casar e que sua prioridade é casa família, MAS o Reino de Deus igreja, emprego, tudo é parte de um todo. Não podemos viver uma parte e deixar a outra, assim como não podemos deixar de comer, ou de dormir, temos que fazer os dois.
3-    Vc pode dizer que já está a todo vapor em todas as áreas da sua vida?
4-Ou Será que está como a mulher de Ló, “avaliando E REMOENDO as mazelas do passado? Precisamos rever sim, mas é necessário mais que rever, corrigir os erros e prosseguir, porque viver dele não é sábio.
 “Jesus não comemorou muitos aniversários e mais importante do que a quantidade de tempo que viveu foi no quê ele investiu sua vida: buscou fazer a vontade Deus e dividiu o amor em favor dos necessitados. Viver assim vale a pena!”. João 4:7-15.

Certa ocasião Jesus sente sede e pede a mulher samaritana um pouco de água. Ela não compreende o que o Mestre diz; Simplesmente após experimentar da água da vida, toda Samaria conhece a fonte desta água chamada Jesus.
Às vezes nos sentimos como terra seca, mas podemos recorrer a esta água e pode nascer em nós o que já havia morrido, simplesmente pode abrir em nós uma fonte que jorra água viva.
A presença de Jesus altera as coisas. Seja este canal na terra seca. Leve esta água e diga Jó 14:7-9 : Há esperança para a terra seca. Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda torne a brotar, e que não cessem os seus renovos. Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó, contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.

Que  a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guarde os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus


A MULHER MAIS RICA DA CIDADE - CONTA CORRENTE DONS E TALENTOS-2


Arquivo do blog

Seguidores