Pesquisar este blog

Postagem em destaque

AJUDE A NOS MANTER ON-LINE

Olá Pessoal! Sou Missionária, aposentada, viúva e infelizmente a situação não está fácil e manter o BLOG exige gastos adicionais. Caso não ...

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

COMO TEM SIDO SEUS DIAS?

3- Como Dias de Ló?:Lucas 17.28-33

“Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar. Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo as suas alfaias em casa, não desça a tomá-las; e, da mesma sorte, o que estiver no campo não volte para trás. Lembrai-vos da mulher de Ló. Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á.”

Ló era sobrinho de Abraão. O pai dele morreu antes da família sair de Ur dos caldeus, e Ló acompanhou Abraão nas suas jornadas depois Ló, como seu tio, se tornou rico. Os rebanhos dos dois aumentaram tanto seus empregaram começaram a brigar e decidiram se separar. Abraão deixou Ló escolher a melhor terra, e este foi na direção de Sodoma, na campina do Jordão. Ele viu terra fértil, boa para a criação dos seus rebanhos, e tomou uma boa decisão profissional. Ao mesmo tempo, se colocou num deserto espiritual. Além de se separar de um homem bom e justo, seu tio Abraão, Ló levou a família na direção de Sodoma, uma cidade conhecida por sua imoralidade e maldade. Com tempo, ele acabou mudando para a própria cidade de Sodoma. Alguns anos passaram, e Deus resolveu destruir Sodoma e as cidades vizinhas, pois não achou quase nenhuma pessoa justa nelas (leia o relato em Gênesis 19). Naquele dia, Ló perdeu praticamente tudo. Os noivos de suas filhas não acreditaram nos anjos de Deus, e ficaram na cidade condenada (19:14). A mulher de Ló, em desobediência aos mensageiros de Deus, olhou para trás e se tornou numa estátua de sal (19:17,26). Logo em seguida, as duas filhas de Ló deram vinho para o pai e cometeram incesto com ele (19:30-38). O lugar de Ló na história é como pai das tribos nômades de Moabe e Amom, que se tornaram inimigos do povo de Israel, os descendentes de seu tio, Abraão. No final de contas, a “boa” decisão profissional de Ló lhe custou caro. Perdeu as suas riquezas, a sua mulher, a inocência de suas filhas, e a sua participação com o povo de Deus. Foi uma boa decisão em termos financeiros? Talvez sim. Mas em termos da família e de sua vida espiritual, a mudança para Sodoma foi uma péssima decisão que estragou a vida de Ló.
Precisamos tomar decisões em todo tempo. Consideremos alguns pontos sobre a nossa vida cotidiana.
1-    Decisões Profissionais e Financeiras –
Quando Ló não tomou um posicionamento com relação aos seus empregados que estavam em contenda com os empregados de Abraão foi mais fácil mudar e mudou-se. Ele procurou um lugar que aos seus olhos era o melhor. Muitas vezes não estamos satisfeitos com o nosso trabalho ou o contexto em que vivemos e só focamos naquilo em que não nos satisfaz. Procuramos uma mudança olhando somente o que nos satisfaz. Deixando de enxergar assim como Ló os benefícios deixados e os grandes problemas que encontraremos. Quando vamos tomar decisões de grande porte precisamos de alguns questionamentos:
·         Se eu fizer tal coisa, isso vai me ajudar espiritualmente?
·         Vai ajudar a minha família espiritualmente?
·         É um passo para o céu, ou um passo mais longe de Deus?
·         Se construirmos em tal lugar, será que conseguiremos manter a nossa participação com outros cristãos?
·         Será que os nossos filhos terão a boa influência que precisam para crescer no caminho de Deus?
E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, Gn.13.10). Precisamos de olhar a essência. SODOMA ESTAVA DOMINADA PELO PECADO. Como um sepulcro caiado, aquela cidade estava cheia de imundícia. Ló não procurou saber disso antes de escolher. O rótulo não garante o conteúdo.
2- Na Vida Social e Romântica
É preciso posicionamento em sua casa quanto aos princípios cristãos. O relato de Gênesis não entra em detalhes sobre a vida social da família de Ló. Porém, o comentário sobre os noivos das filhas mostra um pouco do que deixaram para trás. As duas filhas esperavam casar com homens que não deram importância para a palavra de Deus. Jesus comenta sobre uma circunstância semelhante na época de Noé (Lucas 17:27). Estamos vivendo um tempo não muito diferente dessa época de Ló e com muito mais influência em nossos cinco sentidos. Principalmente a visão e a audição. Precisamos muito termos cuidado com o que ouvimos, vizinhos, caminhão de sons, tocam músicas que quando percebemos já estamos cantando. Precisamos ensinar nossas crianças, nunca podemos esquecer de Pv 22:6 Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não e desviará dele. Não podemos permitir nenhum deslize hoje, pois isso vai influenciar no amanhã. O diabo sabe disso e as escolas estão cheias de ensinamentos contrários aos princípios cristãos desde o maternal. Pais, vigiem olhem se possível todos os dias o material dos filhos. Os pais precisam com urgência clamar a Deus por discernimento quando olharem o material escolar dos filhos. O diabo é sutil, não vai deixar rastro em vermelho, só o Espírito Santo pode ajudar os pais a detectar a mina colocada por satanás para explodir na hora certa.
3- Em Relação aos Bens Materiais
“Lembrai-vos da mulher de Ló”. Lucas 17:32 - Por que a mulher de Ló olhou para trás? Podemos ver aqui que Ló não tinha a mesma intimidade com Deus que Abraão tinha. Ló era um homem bom mais fraco, sem muita autoridade, um crente a reboque que vivia a sombra de Abraão. Quando ficou sozinho não ensinou os princípios de Deus a sua família. Permitiu que sua esposa amasse mais aos bens do que a Deus. Precisamos entender que um crente que precisa ser rebocado o tempo todo, é fácil de entrar na cidade do pecado, mas duro de sair. Assim como Ló precisam ser rebocados para fora e outros nem rebocados saem, ficam presos assim como a mulher de Ló. Olhando tudo que ela possuía, tudo que lutaram para conseguir durante toda a vida, estava se tornando cinzas. Os bens materiais e a vida que ela tinha em Sodoma chamaram a atenção dela, e olhou para trás. Nós teríamos feito diferente?
Temos que entender que em todo tempo nosso olhar deve estar na Cruz de Cristo. Jesus sugere a mesma tendência a nos prendermos às coisas materiais quando fala de comprar, vender, plantar e construir (Lucas 17:28). Não tem nada de errado nessas transações, e nada de errado em possuir algumas coisas. Abraão, o bom tio de Ló, estava lá nas colinas de Canaã com seu gado e centenas de empregados. O problema não está em possuir, mas em nossas prioridades. É uma questão do coração. Jesus falou sobre esse desafio em Mateus 6:19-34. O perigo de acumular bens materiais e de chegar a amar o senhor errado, “porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mateus 6:21).

O segredo de uma vida vitoriosa é termos comunhão com Deus, assim como nos alertou o Profeta Isaias 55:6 “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Aquele que busca ao Senhor não vive a reboque, é corajoso, não se entrega, não recua, não desiste e muito menos fica olhando para trás. Ao contrário segue em frente porque sabe que o Senhor está com ele, sabe que foi lavado pelo sangue de Cristo que o libertou de todo pecado. Sabe ainda que a cruz é só o começo da nossa vitória. Está sempre lendo a palavra de Deus porque ela é nossa arma de guerra, por isso ele vence no poder de Deus que garante a Vitória final. Por isso todos os dias de nossa vida são importantes e devemos viver a cada momento como se Jesus fosse voltar já. Assim todos os nossos dias serão inesquecíveis. Aleluia!

ATÉ O FIM - ELAINE DE JESUS


Arquivo do blog

Seguidores